SUGESTÃO DE PEDIDO DE COMPRA



A sugestão de pedido de compra visa facilitar o trabalho do responsável pela compra de produtos, calculando as quantidades a partir de parâmetros estabelecidos pelo usuário.

Para que a sugestão de pedido funcione corretamente é necessário que o responsável compreenda todas as suas variáveis e as ajuste de acordo com seu entendimento.

Curva ABC

A curva ABC é um dos métodos mais utilizados para classificação de estoques e produtos vendidos. Uma evolução da Teoria de Pareto, ela permite que o gestor segmente os itens em seu estoque, sendo a classificação A a mais importante e a D a menos. A tabela abaixo retrata a curva ABC e sua forma de classificação.

CLASSIF. QTDE RESULT

A 10% 70%

B 20% 20%

C 70% 10%

D ?% 0%


Uma das vantagens da segmentação de itens pela curva ABC é o gestor poder distribuir seu tempo de análise de acordo com a importância para o resultado final. No post especifico sobre curva ABC há maiores detalhes sobre cada atributo que pode ser utilizado para entender o comportamento de um produto no estoque. De acordo com a macro estratégia definida para o estoque o gestor pode selecionar uma ou mais curvas ABC.

  • Valor de Venda:

  • Popularidade:

  • Freqüência:

  • Valor unitário de compra:

Parâmetros da sugestão

  • Definição do Período da Demanda: Para a compra de itens não sazonais (possuem demanda a maior parte do ano) deve-se selecionar entre os últimos 3 a 6 meses de demanda. Já para a compra de itens sazonais deve ser possível selecionar determinados meses dentro de um período: por exemplo: jan, fev, mar e abr do último ano (ou dois últimos anos) para gerar a sugestão de pedido de peças. Desta forma a sugestão estará considerando a sazonalidade já que está baseada em idêntico período de demanda passada, e não o período imediatamente anterior.

  • Ajuste de Demanda: Pode ser necessário ajustar a demanda futura em função de expansões ou retrações esperadas no mercado, por motivos econômicos ou de mercado. A isto chama-se fator de ajuste da demanda. Por exemplo, se a demanda estiver em ascensão ou declínio deverá ser ajustada para mais ou para menos, alterando então a média de demandas calculadas.

  • Quantidade de estoque desejado: informar a quantidade de estoque desejado. A quantidade de estoque desejado está relacionada ao Nível Ótimo de Estoque, com variações de acordo com a classificação ABC do item.

  • Bloqueio de Itens: o distribuidor deve estar atento ao bloqueio dos itens não estocáveis, evitando que estes sejam sugeridos pelo sistema.

Análise da sugestão Sugestão do Pedido de Compras não exclui o trabalho do responsável mesmas. É ele que parametriza o sistema (ou planilha) e, após gerada a sugestão, faz análise e ajustes ao pedido. Para que a análise da Sugestão de Compra seja eficiente, o responsável pelas compras deve:

  • Ordenar os itens da sugestão pelo valor de compra.

  • Definir um valor mínimo para análise de compra dos itens.

O objetivo é poupar o responsável do trabalho árduo de análise de todos os itens da sugestão, dedicando-se também a outras atividades inerentes ao negócio. Aprovação e envio do pedido Depois de gerada a sugestão e analisado o pedido, este deve ser aprovado pela gerência financeira e / ou diretoria. Após a aprovação o pedido deve ser enviado ao fornecedor.

0 visualização0 comentário